top of page
Buscar
Foto do escritorEng. Júlio César de Barros

Evolução da energia: smart grid

Atualizado: 1 de set. de 2021


Smart TV, Smart City, Smartwatch...de repente parece que o mundo inteiro está girando em torno desta pequena e tão significante palavrinha, até mesmo, acredite ou não, as indústrias elétricas.


A verdade é que a evolução da energia elétrica sempre foi marcada por grandes avanços e descobertas tecnológicas e históricas, como a invenção do motor elétrico primitivo inventado por Joseph Henry e Michael Faraday graças aos sistemas de energia da época.


Mas como tudo no mundo, a eletricidade passou por muitas transformações, desde a simplicidade de fios embutidos até o uso de carros elétricos. E para lidar com essas mudanças, precisamos investir em sistemas com capacidade para o gerenciamento eficaz de fluxos, garantindo um maior equilíbrio entre oferta, demanda e todas as partes interessadas.


E é justamente por isso que as redes inteligentes possuem um grande potencial para revolucionar, mais uma vez, todo o setor de energia elétrica. Por meio de conexão e flexibilização, as redes inteligentes podem ampliar a rapidez e a eficiência com relação ao fornecimento de energia.


Além do mais, com toda a cadeia passando por processos de automação e transformação digital, as redes inteligentes serão indispensáveis para garantir um futuro promissor, principalmente para a navegação robusta por um sistema de dados, computação de ponta, Internet das Coisas e até mesmo a inteligência artificial.


Neste artigo, destacarei os principais pontos que tornam as redes inteligentes tão importantes para a indústria de energia.


Entendendo a smart grid


Em primeiro lugar, uma rede inteligente não deixa de ter foco em eletricidade só porque é guiada pelo uso de tecnologias. Para ser mais específico com você, a smart grid permite o fluxo bidirecional de eletricidade e dados através da comunicação digital para detectar, reagir e atuar em prol das mudanças e soluções de problemas. E é aqui que entra um dos meus pontos preferidos: as redes inteligentes também possibilitam que os clientes tenham participação nos processos.


De que maneira? É mais simples do que você imagina. Graças a conexão das redes, é possível controlar a aplicação de energia e informar aos consumidores sobre os níveis de consumo, dando uma maior oportunidade para um gerenciamento mais econômico e eficiente.


Além disso, falando de um futuro mais sustentável, a smart grid pode nos ajudar a reduzir o consumo desnecessário de energia e aumentar a capacidade da rede elétrica.


Redes tradicionais

Apesar dos benefícios citados acima, algumas pessoas ainda mantêm sérias dúvidas a respeito da smart grid, principalmente em comparação com as redes tradicionais. Para explicar tudo para você, primeiro preciso que você entenda as principais características das redes tradicionais.


Ponto número um: apesar de serem eficientes, as redes mais tradicionais não possuem grande habilidade de armazenamento como a smart grid que consegue analisar uma ampla quantidade de dados em tempo real. E mesmo com a evolução das redes tradicionais, ela ainda mantém estruturas com base nas demandas, o que torna os processos mais extenuantes e demorados.


Ponto número dois: por vezes, a geração de eletricidade pelas redes tradicionais pode ser interrompida por alguns fatores, principalmente os climáticos, diferente da smart grid que consegue prever situações e encontrar respostas rapidamente em prol da população.


Ponto número três: a gestão de redes tradicionais são complexas e por vezes bastante trabalhosas, enquanto a smart grid consegue detectar falhas em tempo recorde e analisar soluções eficientes, tornando os processos mais simples e eficazes.

A indústria de energia terá que se adaptar aos novos avanços, é inevitável. De acordo com a IDC, até 2023, pelo menos 65% das empresas elétricas terão investido em plataformas digitais, e consequentemente, na smart grid.


Por isso, é mais do que importante começarmos a nos adaptar para o futuro que nos aguarda. Contudo, acredito que este papel não cabe só a nós, profissionais do ramo de energia, mas é um trabalho colaborativo, afinal de contas, todos os cidadãos serão beneficiados com a digitalização da eletricidade.


Estou ansioso para o que nos aguarda no amanhã.

39 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Yorum


Otavio Henriques Pedro
Otavio Henriques Pedro
31 Ağu 2021

Parabéns show!!!!

Beğen

Otavio Henriques Pedro
Otavio Henriques Pedro
31 Ağu 2021

Parabéns show!!!

Beğen
bottom of page