top of page
  • Projeto executivo das instalações elétricas industriais, comerciais e residenciais;​

  • Projeto de SPDA e aterramento;

  • ​Projeto de geração de energia;

  • ​Projeto de entrada de energia de baixa tensão e média tensão;

  • ​Projeto de aumento de carga de baixa tensão e média tensão;

  • ​Projeto de paralelismo do grupo geradores;

  • ​Medição agrupada

  • ​​​Projetos para todas as concessionárias de energia do Brasil.

Projeto Elétrico

O que é um Projeto Elétrico?

Projeto Elétrico é a representação detalhada e minuciosa, tanto gráfica quanto escrita de todas as instalações elétricas de uma construção conforme determinação das normas brasileiras NBR5410, para instalações de Baixa Tensão (BT), NBR 14039 para instalações de Média Tensão (MT) e NBR5414 para instalações de Alta Tensão (AT). 
 

O Projeto Elétrico deve dimensionar, quantificar e detalhar uma instalação elétrica apontando onde serão instalados todos os pontos de tomada, iluminação, encaminhamento de condutores e cabos, separação de circuitos (chuveiro, micro-ondas, lâmpadas, etc.) e dispositivos de proteção (disjuntores). Todo este dimensionamento deve atender as necessidades do cliente e atender as normas vigentes.
 

Atender as necessidades do cliente com conforto e segurança na utilização da construção é o principal objetivo do Projeto Elétrico. 
 

O Projeto Elétrico é iniciado imediatamente após a concepção arquitetônica da obra. Em uma reunião de alinhamento com o cliente, busca-se entender suas necessidades para que então se inicie as definições de pontos de tomada, iluminação entre outras necessidades.


No Brasil, os Projetos Elétricos devem atender normas técnicas específicas, que devem ser seguidas pelo engenheiro eletricista responsável para garantir que o projeto ofereça completa segurança ao cliente. Todas as instalações elétricas residenciais, prediais, públicas e comerciais, devem atender as normas NBR5410 em baixa tensão e NBR14039 para média tensão.
 

Com um Projeto Elétrico o cliente garante:


•    Mais segurança: reduzindo os riscos de curtos circuitos e sobrecargas na instalação
•    Redução de custo: cada detalhe do projeto é pensado para atender a necessidade do cliente, com segurança e sem desperdício na compra de materiais desnecessários
•    Orçamento sem surpresa: o projeto gera quantitativos de todos os materiais necessários, uma lista de materiais, sem alterações durante a execução da instalação
•    Garantia das normas: o engenheiro garantirá que todas as normas vigentes foram aplicadas ao projeto. 

 

Projetos elétricos devem ser realizados por engenheiros eletricistas habilitados e reconhecidos pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), que além de garantir a qualidade técnica do projeto, se responsabilizará técnica, civil e criminalmente pela segurança do projeto.


Um projeto elétrico completo, compreende:


•    Projeto de entrada de energia com sistemas em baixa e média tensão;
•    Dimensionamento de sistemas sob demanda
•    Distribuição de sistema de iluminação funcional, decorativa e emergencial;
•    Distribuição de sistema para ar condicionado
•    Distribuição de pontos de tomada 
•    Distribuição de sistema de irrigação de jardins
•    Proteção contra descargas atmosféricas – SPDA Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (para-raios). 
•    Proteção contra sobre tensões;
•    Instalações elétricas de energia essencial através de geradores;
•    Interface de responsabilidade técnica para aprovação junto a concessionária de energia
•    Processo de aprovação de projeto e instalação junto a concessionária de energia local.

 

Além das funções elétricas primárias, um projeto elétrico também atende aos projetos de estrutura para compatibilização dos sistemas de: telefone; interfone; audiovisual; lógica, antena coletiva e/ou parabólica de TV, automação predial, controle de acesso, circuito fechado de câmeras e segurança patrimonial.
 

Por onde começar um projeto elétrico?


1.    Projeto arquitetônico: é preciso ter a planta baixa do local para que se pense nas instalações elétricas. O projeto arquitetônico, definirá as áreas a serem atendidas pela instalação elétrica.
2.    Necessidades do cliente: definição de cargas necessárias para atender as necessidades do cliente (equipamentos, pontos de tomada, ambientes de iluminação, etc)
3.    Divisão de circuitos, definição de posicionamento e tamanho de eletrodutos para atender a quantidade de circuitos, cálculo de potência dos dispositivos de proteção (disjuntores e DR’s) e aterramento.
4.    Representação gráfica do projeto com símbolos e orientações específicas determinadas pelas normas NBR-5410 e NR-10 para orientar o instalador/eletricista. 
5.    Cálculo de lista de materiais descrevendo especificação e quantidade de materiais que deverão ser utilizados nas instalações

 

Quando é preciso fazer um projeto elétrico?
 

Construindo do zero, reformando ou comprando um imóvel, sempre solicite o projeto elétrico. 
Só assim você garante a segurança do seu patrimônio, evitando problemas que certamente ocorrerão com a utilização das instalações. 

 

Por exemplo, ao comprar uma casa e se mudar para ela sem conhecimento do projeto elétrico do imóvel, é muito provável que você enfrente imprevistos com o chuveiro que desarma o disjuntor, ou não poderá instalar o sistema de ar condicionado que você deseja.
 

Ou seja, ter o projeto elétrico do imóvel é essencial antes que se realize uma mudança na demanda de energia para atender o usuário do imóvel. A partir do projeto elétrico base do imóvel, é possível atualizá-lo sempre que necessário para atender mudanças de demanda do usuário do imóvel. Assim, evita-se não apenas acidentes e perdas de equipamentos, como também se reduz o consumo de energia.

 

Quer saber mais sobre projetos elétricos? Baixe aqui nosso e-Book Projetos Elétricos

 


 


 

bottom of page